Image Map

Menu

Slider

terça-feira, 4 de julho de 2017

Dicas de Estudos - JTD04

Olá amores e amoras, tudo bem ?
Sei que muitos de vocês estão de férias e ai se perguntam, dicas agora ?
Sim gente, dicas agora, pois serve para todos os tipos de estudos, seja para uma prova na escola, vestibular e até mesmo um concurso público.
Essas são as regrinhas que tenho usado e que tem me ajudado muiiiito e pra quem não sabe, sou funcionária pública e já tive excelentes colocações em vários concursos, então siga essas dicas aqui que será só sucesso depois :*
Aaah e para quem não tiver paciência para ler tuuuuudo isso aqui, em breve liberarei um vídeo no canal com o mesmo tema, tá ?


  • Tenha horarios
Isso mesmo, crie uma rotina para seus estudos, tente estudar sempre nos mesmos horários, pois assim o seu cérebro se acostuma e torna essa atividade mais fácil, igual quando tu acostuma a almoçar, por exemplo, sempre em um mesmo horário e ai mudar fica difícil ? É a mesma coisa, crie esse hábito.


  • Estabeleça uma meta
Tenha em mente o quanto você precisa estudar, qual o tempo necessário para esse aprendizado e qual é o prazo máximo para isso (até alguns dias antes da prova, ok ?).
Com base nisso, estabeleça as metas, pode ser 40 minutos todos os dias, 2 horas, o que você julgar necessário para assimilar todo o conteúdo que tu precisa dentro do prazo estipulado.


  • Matérias
Bom amoras, é claro que tem algumas matérias que temos muito mais afinidade e gostamos do que outras né ?
Mas o que acontece muitas vezes é que as pessoas ou acabam apenas focando naquilo que tem maior facilidade e esquecem o foco que é aprender o que não sabe ou tem dificuldade, ou em alguns casos, as pessoas focam apenas onde tem a dificuldade, o que não é bom também, vou explicar o motivo.
Se tu fica forçando e forçando aprender coisas que ti não gosta, não rola, é claro que tem que fazer um esforcinho sim para aprender, já que vai precisar, né ? Porém, intercale com matérias que tu tem facilidade também sabe, pra não ficar muito cansativo e assim tu aprende coisas novas e reve as coisas que já sabe.


  • Anotar
Essa daqui parece até brincadeira e mentira, mas gente, sério ... não fique naquela confiança de "não preciso anotar, eu lembro depois".
Lembra nada, pode pegar e parar de preguiça e anotar tudo, anote tudoooo, tudo o que tu acha que vai lembrar e o que não vai lembrar anota em destaque hahaha.


  • Onde conseguir material ?
Galera, existem N possibilidades, cursinho, amigos, biblioteca ... maaaas, o que eu acredito que seja mais fácil e rentável também é a dona internet. Nela vocês encontram de tudo, várias apostilas, sites com exercícios propostos e exercícios resolvidos, vídeo aula, fórum, apps e o melhor, os grupos do whatsApp.
Gente, sério, depois que eu descobri os grupos a minha vida de estudos se tornou muito mais fácil sabe, com eles eu consigo trocar "figurinhas", compartilho meus conhecimentos, meus materiais e recebo tudo isso de volta, legal né ?


  • Alimentação
Pode parecer até brincadeira isso, mas o assunto é sério, a alimentação interfere sim e muito em nosso rendimento na hora dos estudos, acha que eu estou brincando ? Faça o teste, coma coisas leves durante um tempo antes de estudar e depois coma coisas pesadas e gordurosas e ve se não interfere e depois me conta haha.
Alimentos muito pesados tende a deixar nosso metabolismo mais lentinho, então dificulta um pouco mais no aprendizado, sem contar que isso pode causar alguns "revertérios" hahaha que pode atrapalhar bastante, principalmente no dia da sua prova em questão.

  • Sono
Outro item que provavelmente você já deve ter ouvido/lido inúmeras vezes e achar que é clichê, não é mesmo ?
Mas acredite, não é não.
Durma bem, faça horários para isso, tanto para dormir quanto para acordar, a rotina é difícil e tu não consegue estabelecer isso muito bem ? Não tome nada para ficar acordada, ok ?
Quando você está com sono, tu tem dificuldades para absorver as coisas, onde por muitas vezes tu acaba sendo forçado a ler um ponto várias vezes ou resolver várias e várias vezes o mesmo exercício, então durma bem e não force fazer nada se estiver muito caindo de sono, tá ?


  • Não deixe para última hora
Isso mesmo amoras, normalmente provas não surgem do dia para a noite, concursos tem vários dias ou até meses para acontecer (ai tu já pega a dica, comece estudar até mesmo antes de abrir o edital), vestibular também e até mesmo em escolas/faculdades, a maioria dos professores fazem um agendamento prévio de uma data para a prova, para que todos se programem e consigam estudar e não percam a data.
Então não adianta no dia anterior tu começar a se desesperar e ler tudo que a probabilidade de tu esquecer tudo na hora da prova é imensa.


  • Papelaria
Bom amores e amoras, essa é uma dica que me ajuda muito e várias pessoas que eu conheço que é comprar várias coisas legais em papelarias, seja canetas simples mas de cores diferentes ou até mesmo com formatos diferentes, essas coisas acabam sendo mais atrativas e divertidas para estudar ou como no meu caso, quando eu compro qualquer coisa que seja eu fico muito ansiosa e empolgada para usar, logo, acabo estudando bem rapidinho para testar o produto adquirido.
Aaah, calma, não estou falando para abrir falência e comprar a papelaria toda não, tá ? Embora eu sinta vontade de fazer isso todos os dias kkkk, mas é só quando se sentir desanimada e enjoada de seus produtinhos, ok ?



Bom meus amores e amoras, espero que essas dicas tenham de alguma forma agregado algo em vocês e ajudado, caso tenham alguma dúvida é só deixar ai nos comentários que eu responderei com o maior prazer, um super beijo e até amanhã.

Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. Ter horários e metas é o essencial pra mim, mas tem uma coisa mais importante: fazer resumos. Juro, eu não sei mais o que é estudar se não for fazendo resumo.
    Beijos <3

    www.madamices.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, anotações e resumos são importantíssimos, eu também tenho o hábito de fazer e acho que super funciona, beijos :*

      Excluir
  2. Quanta dica boa, flor!!
    Ter horários e ter disciplina é um dos mais difíceis mesmo..
    Sono e alimentação são a base de tudo, coom certeza.
    Na época do meu TCC, eu não podia ficar sem dormir, pois já comia mal e estava estressada. hehehe
    Ótimas dicas!
    Beeijoss, By Morgana PZK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, nem me lembre da época do meu TCC, pois eu vivia a base de energético, uma péssima alimentação, só eu sei o quanto sofri hahaha, beijos :*

      Excluir
  3. Ter horários é muito importante, assim como em todos os setores da nossa vida. Outra coisa que amo é escrever e anotar tudo, principalmente as falas do professor. Geralmente, é o que cai na prova aahahaha. Beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a maioria das vezes cai na prova hahahaha, beijos

      Excluir
  4. essa ultima dica da papelaria, eu sou assim tbm... ou melhor, eu era :/ mas tenho pena q muita gente que "quer" estudar diz que não tem essas coisas então não pode estudar, oq é uma mentira deslava, que motiva a estudar motiva mesmo, mas tenho pena dessa gente que acha que só com essas coisas que vão ajudar... quem estuda é a pessoa não os materiais.
    Adorei o post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, concordo, essas coisas de papelaria ajuda mais com a organização mas não é o fim se não tiver, da pra improvisar com N coisas e elas apenas nos dão um up para estudar, mas não limita, dificulta ou facilita nada :)
      Beijos :*

      Excluir
  5. Achei as dicas incríveis!! Sou uma pessoa que não sou muito adepta a estudar sozinha então eu preciso de um auxílio e as suas dicas me ajudaram muito,  inclusive sobre os horários eu preciso pôr em prática!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que consiga colocar em prática para te ajudar, beijos

      Excluir
  6. Adorei sua dica de estudos , é fundamental ter uma meta e focar no que desejamos e para isso precisamos de um plano como esse. Amei ❤️

    ResponderExcluir